17/07/2011

O Que Nos Move

O que será que nos move? Do latim movere. O que nos movimenta, nos incita para as inumeráveis ações que praticamos.
Passamos de um motivo a outro de maneira fantástica. O que antes era desinteresse, facilmente torna-se paixão; o que mantinhamos engavetado por décadas, freneticamente distribuimos em semanas; o que contestávamos com veemência, rapidamente tomamos por nossa bandeira. Quais os motivos? Cada um encontrará o seu, sem dúvida, e constatará que as emoções nos jogam de um lado para o outro.
Disse o Apóstolo Paulo: Nada dessas coisas me comove. Paulo já havia alcançado o nível onde quem determina nossas ações é o Eu Superior.  Não chegamos lá, por ora “O Amor, a Fortuna, o Poder, a Fama! Eis os quatro grandes motivos de toda ação humana.”, nos diz Max Heindel ao explicar esotericamente a Oração do Senhor – o Pai Nosso, no final do Cap.XVII do Conceito Rosacruz do Cosmos.
Estamos aprendendo, e para esta tarefa temos a inestimável ajuda da prática da retrospecção, como sabemos.  É preciso aprimorá-la constantemente, pois os motivos para nossas ações são muitas vezes sutis e sorrateiros. Temos que exercitar a arte de nos observarmos a fundo. Aqui temos um excelente artigo que pode nos ajudar:   

0 comments:

Postar um comentário