04/10/2011

Divulgando O Essencial

Domingo próximo passado, estando na Fraternidade para minha palestra mensal, recebi de um irmão cópia de uma previsão astrológica publicada em um jornal de grande circulação em São Paulo.
 
O texto do astrólogo, além de conter algo dos ensinamentos rosacruzes, utilizava a expressão Irmãos Maiores, exatamente como usamos em nossa literatura. Não me lembro de ter visto esta expressão em nenhuma publicação que não fosse relacionada com os ensinamentos da filosofia ocidental, muito menos na mídia. O autor do texto de forma alguma cita a Filosofia Rosacruz ou algo que nos remeta a ela, salvo evidentemente, para aqueles familiarizados com a terminologia de Max Heindel.
Mas, não é o texto do astrólogo a questão. A questão é o que o texto me fez lembrar.
Lembrei-me de uma costumeira citação do irmão José Gonçalves Siqueira, que aliás, de tão costumeira, sei de cor  (nada como a repetição).
Dizia o amigo Siqueira, já com seus noventa e poucos anos: “Eu, com certeza não verei, mas você (dirigindo-se a mim), pode ser. Aos poucos, conceitos da Filosofia Rosacruz aparecerão aqui e ali, no momento preciso, provavelmente sem o nome Rosacruz. Daí a importância da vivência de nossos ensinamentos e do discernimento”.
Max Heindel, em sua Carta aos Estudantes de Maio de 1912, mostra-nos como podemos, nas circunstâncias do dia a dia, divulgar nossa Filosofia.
Resta-nos aprimorar o discernimento para distinguirmos com que divulgação nos comprometemos exatamente, a fim de aproveitarmos as oportunidades que surgirem na nossa rotina diária, como fez o autor do artigo: Do Polimento Dos Dias. 
Postagens da semana:
Aqueles que chegam no momento precisoJosé Gonçalves Siqueira
Do Polimento dos DiasEduardo Aroso


0 comments:

Postar um comentário