13/05/2012

Discernir


O tratamento superficial que se dá,mesmo aos mais importantes aspectos da existência humana, cria uma visão maniqueísta do mundo. Assim, as pessoas habituam a dividir as coisas e as atitudes em rigorosamente boas ou rigorosamente más. Essa maneira de encarar os fatos dá origem a muitos preconceitos. Os juízos prematuros, via de regra, provém dessa visão caricata e apressada das coisas.

Quantas vezes viemos a cair nessa armadilha. Somente o desenvolvimento de uma segura capacidade de discernir pode evitar tais equívocos. Discernir envolve análise profunda, conhecimento intuitivo, meditação, caso contrário não passará de mero exercício de ilação ou simples raciocínio. Discernir é um processo completo, simultaneamente objetivo e subjetivo, expectante e ativo. É o degrau que precede a sabedoria interna. Implica em isenção de ânimo e independência interna, além de mente aberta e arejada.

Max Heindel afirma, no Conceito Rosacruz do Cosmos,que é evidente a grande vantagem dessa atitude mental quando se estuda um assunto, uma ideia ou um objeto determinado. Afirmações aparentemente contraditórias e que determinaram intermináveis discussões entre os respectivos partidários podem conciliar-se. Só a mente aberta descobre a concordância.

Quem alcança esse nível de entendimento sempre revelará uma atitude compreensiva em relação aos outros seres humanos. Antes de julgar-lhe as ações entenderá que o homem é um diamante em lapidação, cada um brilhando a seu modo e com intensidades diferentes.

Gilberto Silos, ECOS da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, Julho, 1995

2 comments:

Unknown disse...

Discernir é crescer, julgar é retroceder!
Somente o Pai é capaz de julgar com Justiça.

Maria Lázara Franzini disse...

Como o discernir nos ajuda a distinguir o real do ilusório aprenderemos então a servir a divina essencia em cada ser humano como é dito em nosso Ritual do Serviço do Templo.
Grata mais uma vez irmão Manoel Marcos por enriquecer a página. Abraço fraterno.

Postar um comentário