30/04/2012

Uma Feliz Analogia

 “Os lemurianos viviam muito próximo do ígneo centro da Terra. Os atlantes habitaram nos vales profundos, já afastados do centro do planeta. Os arianos foram impelidos, pelos dilúvios, para as mesetas, os planaltos, onde hoje vivem. Analogamente, seguindo a mesma direção, os homens da nova idade habitarão no ar. Porém, como sabemos que os nossos corpos densos, como massa, estão sujeitos à lei de gravidade que os atrai para o centro da Terra, uma transformação deverá necessariamente ocorrer.
Paulo disse-nos que a carne e o sangue não podem herdar o reino dos céus. Mas diz também que temos um somma psuchicon, mal traduzido por corpo natural e que significa realmente um corpo espiritual, constituído pelos dois éteres superiores, mais ligeiros do que o ar e, por isso, capaz de levitação. Este corpo é o áureo "traje de bodas", a pedra filosofal ou pedra viva que algumas filosofias antigas desig­nam por diamante da alma, por ser luminoso, refulgente e cintilante como aquela inestimável joia”.
O texto acima é parte de um artigo da revista Serviço Rosacruz de abril de 1964. Nele observamos uma feliz analogia utilizada pelo autor para informar-nos da necessidade de construirmos o corpo-alma, aquele corpo que utilizaremos em um futuro próximo, a fim de estarmos preparados para a volta de Cristo, uma vez que Ele não retornará em um corpo físico, como nos disse Max Heindel no  livreto: Como conheceremos Cristo quando Ele voltar?.
 

Ultimas Postagens :
Edificando Sobre a Rocha - Gilberto Silos           
Em Harmonia com a Lei - traduzido da Rays from the Rosecross
Touro: A Força Coesiva do Universo - Thomas Hansen
Exemplar impresso de Como Conheceremos Cristo quando Ele Voltar - Max Heindel           

15/04/2012

A Rosa Branca (II)

O Perfume da Rosa Branca
por Osvaldo Madureira
Rosa na plenitude do desabrochar exala um perfume muito especial, um perfume glorioso, inspirador casto e virtuoso, como o suspiro de Cristo, "Consumatum est".

A humanidade que trilha o caminho da regeneração de seu corpo, de seu - caráter e de sua força criadora, gradativamente vê transmutada em poder anímico o seu sacrifício nos banquetes de Lua Cheia.

Por ora a essência filtrada dos sete pecados capitais, mesclada à essência do aroma do Pão da Proposição, ("Serviço, Amor e Altruísmo") perfumam a Câmara Oriental do Templo até às portas do Sanctum Sanctorum, pronto a penetrar o véu que se rasgou pelo sacrifício de Cristo.

Finalmente quando a última essência dessa mescla de perfumes forem depositadas no altar de incenso, na Câmara Ocidental do Templo poderemos então suspirar: "Consumatum est". Esta etapa da vida foi vencida. O perfume da Rosa Branca foi transmutado em Luz no ritual de Lua Nova. Estamos preparados para cumprir os novos desígnios de Cristo.

Fatos notáveis como o de Maria Madalena que, ao lavar e perfumar os pés de Cristo e enxuga-los com seus cabelos, se coloca como exemplo vivo da transmutação da Luxúria em Pureza virtuosa e amor ao Cristo.

Madre Tereza do Menino Jesus, que devotou sua vida à castidade, amando Cristo de forma peculiar, e oferecendo-se para seu consolo, trabalhou para a sua libertação e se tornou um exemplo digno de devoção. Esta Santa, sem dúvida, assiste consolando também todo aquele que trilha o caminho de Cristo, e cumpre sua promessa "sui generis" de fazer chover Rosas, um banho de etéricas pétalas perfumadas sobre essa classe inspirada da humanidade.

Conhecedor das verdades do coração e da mente do Ser humano, Cristo aceita de bom grado tais expressões do puro amor. Que tais exemplos nos sirva de paradigma para promover a nossa reforma interior.

Os Irmãos Maiores advertem que os novos pecados da atualidade são: o orgulho intelectual, a intolerância e a impaciência diante das limitações e restrições, e que a melhor forma para regenerar esses desvios é deixar de lado o egoísmo e usar os antídotos Serviço Altruísta e Amor que tudo vencem.

Rogamos a Deus que nos ilumine nesse estreito caminho. Cristo estará presente para nos erguer se cairmos.

publicado no ECOS da Fraternidade Rosacruz-Sede Central do Brasil,abr/1998

10/04/2012

Células

O maravilhoso poder de Deus, frente a uma condição específica, tem sido provado muitas vezes por inúmeras pessoas. Se desejamos ser curados é necessário fazermos algo para colaborar e nos tornarmos merecedores de tal graça.

A fé em princípio é indispensável, já que é um apoio invisível, tão poderoso como uma base de granito. A fé é a resignação à dor; é o sol interno que ilumina a longa e obscura noite da incerteza. A fé significa estar mais próximo da Divindade que imaginamos porque representa confiança, humildade e suave anelo de que seremos atendidos e amparados. Igualmente é importante nossa boa vontade para corrigir hábitos arraigados que em nós existem e que retardam a ajuda esperada. Recordemos que quando alguém procede mal desperdiçando sua vida é porque não tem forças para enfrentar seus problemas. É necessário um gesto de coragem moral para eliminar um mau-caráter e conduzir-se pelas boas inclinações o que é possível através da ajuda a alguém que necessita. Dessa forma - trabalhando em harmonia com o Universo estaremos nos renovando moral e espiritualmente, colocando-nos em consonância com as forças que o regem.

É de supor que toda pessoa que procura curar-se esteja disposta a tudo o que é possível para dar sua ajuda nesse amoroso trabalho do Pai Celestial. Entretanto, se fizermos o contrário, estaremos nos neutralizando às finalidades que regem o Universo e que existem em nós mesmos. Todos nós temos a capacidade de agir moralmente bem, bem como a necessidade de assim proceder. Assim, todos os que se inclinam para o bem, com toda certeza não procurarão a auto-renovação a qual será alcançada automaticamente.

Provas do amor protetor de Deus sempre tivemos; deixemos, pois, que Sua presença interna seja o guia das nossas ações, pois, dessa maneira estaremos trabalhando com a Lei. Consequentemente, pessoas e situações serão atraídas e que contribuirão para nosso desenvolvimento espiritual e estados de saúde que necessitamos.

Face ao exposto acima, pensemos sobre o pernicioso hábito de fumar (ou utilizar qualquer outra droga tóxica semelhante, ou ainda ingerir álcool). Sabemos quão benéfico seria para o nosso corpo físico se deixássemos esse vício. Ainda, o conseqüente esforço da vontade nos beneficiaria sumamente. É evidente que sem o nosso esforço os Auxiliares Invisíveis serão frustrados em seu Serviço pois as toxinas inaladas ou ingeridas diariamente anulam as ações realizadas por esses amorosos auxiliares durante a noite. Dessa maneira devemos nos esforçar para que nossa determinação seja constante e forte até que essa difícil batalha seja vencida.
Publicado no ECOS da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil em Julho de 1992

08/04/2012

A Rosa Branca - I

"A Rosa Branca e Pura é o Símbolo do coração do Auxiliar Invisível"
por Osvaldo Madureira

No reino vegetal uma flor se destaca: a "ROSA BRANCA". Nutrida pela mãe Terra, ela se volta altiva e elegante, expondo-se em pureza para receber e ser coroada pelos raios vivificadores do Sol.

Como um arquétipo perfeito da natureza e um símbolo vivo, ela imprime na humanidade o ideal da pureza que é a chave para alcançar o Reino do Céu.

Em conformidade análoga com o ideal da "ROSA BRANCA", a força criadora do homem tem que ser revertida para o alto, sendo transmutada em pensamentos puros, palavras sábias, e sentimentos doces e sinceros de amor ao próximo.

Para alcançar suas pétalas e admirá-las é necessário passar antes pelo sofrimento dos espinhos na carne; e para transmutar a nossa força criadora não é diferente. Requer sacrifício, coragem e persistência.

Na Santa Ceia, CRISTO reproduz a imagem de uma "ROSA BRANCA". Ao erguer os braços, Ele figurou um grande cálice e, em Suas mãos, o pão são as pétalas, o pão repartido e distribuído a seus discípulos.

Essa digna representante do reino vegetal traz consigo o símbolo vivo da pureza e é bem-vinda aos nossos lares, templos, escolas, em ambientes de trabalho e de festas, participando da nossa vida cotidiana nos momentos de alegria e de tristeza. E, ao desabrochar, ela leva ao Espírito Grupo a essência do sutil contato que teve com a humanidade, numa verdadeira relação de dar-se e de receber.

Atentemos sempre para a Pureza das Rosas e seu Símbolo, e cultivemos em nós a Rosa das mil pétalas.

publicado no ECOS da Fraternidade Rosacruz-Sede Central do Brasil, jul/1997

06/04/2012

O Regozijo da Páscoa

Síntese de uma palestra realizada na Fraternidade Rosacruz em São Paulo

A cada Páscoa nos regozijamos com a renovação. O milagre do Cristo ressuscitado nos inspira – na medida em que estejamos em uníssono com esse sentimento, levando-nos além das trevas da matéria. Graças a esse auto sacrifício anual de Cristo, podemos mais uma vez efetuar um novo começo em nossas atividades. Um renovar.

Como disse Max Heindel: “Para aqueles que escolheram trabalhar consciente e inteligentemente com as Leis Cósmicas, a Páscoa tem um grande significado: A liberação anual de Cristo e Sua ascensão - seu retorno – para Seu verdadeiro lugar. Esse acontecimento leva-nos ainda a meditação do fato de que somos peregrinos aqui na Terra, e que o verdadeiro lugar do Espírito está em um reino celestial. Para alcançarmos esse Reino, devemos realizar um auto sacrifício através das oportunidades de serviço que temos na vida material, até que possamos libertar-nos permanentemente dos grilhões da matéria e consequentemente, da morte”

Como poderemos realizar essa tarefa? Como poderemos subir até o Gólgota, conduzindo nossa Cruz, e uma vez crucificados, dizermos também: “Pai perdoa, eles não sabem o que fazem”? Quando poderemos também proferir : “Está consumado”!

CRISTO É O NOSSO IDEAL

Este é o primeiro preceito do Estudante Rosacruz. O caminho vivido e dramatizado por Cristo é o caminho de todo Aspirante. Também viveremos a Ascensão e a Páscoa.

Lembremos que Cristo disse: “E eu, quando for levantado da terra atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer”. ( João 12: 32,33 ).

Devemos tentar compreender exatamente como Cristo atrairá todos a Si mesmo, a fim de imitá-lo.

A prática dos Cristianismo Esotérico não consiste simplesmente em ações de ordem material, mas em ações espirituais de profundidade assombrosa. Todos os sistemas religiosos são adaptados ao povo para o qual foi dado, mas a Religião de Cristo é Universal. Nosso destino é chegarmos a verdadeira forma de sermos religiosos. Max Heindel nos adverte no CONCEITO que devemos “viver uma vida religiosa”

Disse ainda Cristo. ”Toma sua Cruz e segue-me”. Não há limitações ou concessões. Ele disse somente: “Segue-me”, dando Ele próprio o exemplo. Não somente levando Sua cruz e sendo crucificado, mas representando dramaticamente cada um dos detalhes. O mesmo é válido para nós – Cristos em formação. Tomar realmente nossa cruz é algo mais que cantar hinos ou falar nos evangelhos, por mais edificante que isso possa ser. ‘Tomar a nossa Cruz é a prática do impulso espiritual interno.

Essa prática – a arte de levar a cruz – não pode ser adquirida em uma só vida, senão que se aperfeiçoa na medida que avançamos em evolução e expansão de consciência, aperfeiçoando-nos nas formas de servirmos a Deus.

Devemos avaliar nossas possibilidades espirituais e observar quais as melhores formas de serviço que podemos prestar a humanidade dentro de nossas condições atuais, pois recordemos que Cristo não veio buscar a uns poucos, mas a todo aquele “que queira”. Assim como a Sua visão era Universal, também a nossa visão deve ser.

Uma vez assumida a nossa Cruz, passaremos por todos os mesmos percalços da via crucis – do caminho para o Gólgota. Muitas vezes, mesmo sob o aspecto material – exterior - mas principalmente, sob o aspecto espiritual. A batalha entre a natureza inferior e superior é um fato real.

Eliminar gradualmente a influência da natureza inferior, nutrir a vida superior em todos os aspectos e oportunidades que se apresente, essa é a nossa meta. transcender sempre.

A cada vitória uma Ressurreição, – uma Renovação – uma Páscoa !

04/04/2012

CRISTO, O SENHOR DA LUZ E DO AMOR

Cristo, o Senhor da Luz e do Amor;
Enchei o meu coração
Do Vosso infinito perdão
Que ele seja uma alvinitente flor.

 
Estás ainda crucificado
A este globo cheio de podridão;
E se não fosse a Vossa purificação,
O Vosso Amor Ilimitado,

 
Graças ao Vosso Labor,
Incomensuravelmente amoroso
E invisivelmente grandioso
Mitigais a nossa dor.


 
Este planeta estaria já em meteoritos,
Se não fosse a Vossa atividade,
A Vossa Energia, a Vossa Piedade,
Na transmutação dos nossos detritos!


É urgente cumprir os vossos ensinamentos,
Antes que haja um perigoso débito.
Só com elevadas ações a crédito
É que poderemos evitar muitos tormentos.

Perdoai os que andam dominados
Por um feroz egoísmo,
Cheio de podre materialismo,
Todos eles muito carregados

De poderes ilusórios e de bens materiais,
Venusianos e marcianos,
Não sabem que Saturno daqui a alguns anos
Os podem enviar aos espaços siderais!

Nesta Hora de grandes mutações
Só com muito serviço amoroso
Humilde, sapiente e bondoso
Poderemos suavizar graves transformações.


É nossa a escolha, a decisão:
Ou servimos ao Senhor do Amor e da Luz
Ou vamos ter uma pesada cruz
Morrendo na podridão…


Confiamos que a maioria dos cidadãos
Saibam escolher rapidamente
E equilibrar devidamente;
Tendo limpas as suas mãos!

POESIA DO LIVRO: PINTURA COM PALAVRAS - Tomo II