23/06/2012

Explicando as Mudanças

Estou realizando algumas mudanças na disponibilização dos artigos, como alguns já devem ter notado, devido a pedidos ou ainda por verificar  que o blog pode tornar-se mais funcional.

A página Biblia era a mais “visitada” e então decidi fazer um blog, o Rosacruz e Bíblia que tratará exclusivamente do tema que lhe dá o nome, pois assim ficará mais fácil de encontrar e comentar os artigos (os quais ficam relacionados na coluna à direita).

Também criei o blog Rosacruz e Astrologia  por ter recebido algumas solicitações de artigos sobre esse tema que foram publicados na revista Serviço Rosacruz.

Além disso, aos poucos, estou fazendo modificações nas páginas, como já ocorreu com a página Saúde e Cura, deixando-as com um índice, pois está ficando difícil para encontrar algumas postagens antigas. Assim, com o índice, bastará “clicar” no link (título) e irá direto para o artigo. Outra dificuldade das páginas é que não possibilita comentários para cada artigo ou assunto, o que ficará resolvido com essa nova forma de edição.

 Espero continuar contando com a participação e sugestão de todos!

15/06/2012

Por Que Ansiedade?

por Gilberto Silos

Max Heindel em uma de suas cartas alerta aos estudantes quanto à pressa na "busca da verdade", como se o Caminho Espiritual fosse regido por um cronograma com definição de etapas e tempos necessários para atingi-lo.
Essa pressa ou ansiedade pela realização espiritual resulta de uma visão equivocada da própria espiritualidade. Para alguns estudantes, o crescimento anímico depende exclusivamente de aprendizado intelectual. Trocando em miúdos: a evolução de um indivíduo ocorreria na medida de seu empenho de ler, fazer cursos e assistir conferências. Fosse isto verdade, a humanidade seria bem diferente ...
O aprendizado intelectual, isto é, a aquisição de conhecimento é importante, mas constitui apenas o passo inicial. É a colocação do pé na Senda... O Caminho em si mesmo é infinito porque infinita é a nossa evolução. Muitas pessoas, porém, não imaginam que as coisas sejam tão complexas assim. Acabam por desanimar e desistir, imediatistas que são. Outros aprendem filosofia e astrologia com grande facilidade, mas acabam abandonando a Senda por não admitirem a necessidade de auto-disciplina. Orgulham-se de seu cabedal de conhecimento, cada vez mais amplo, sem, contudo, perceber que a erudição sem uma profunda reforma de caráter torna-se até perigosa. A verdade que imaginam conhecer nada mais é que um verniz intelectual. Só a "sabedoria interna" pode sentir o sabor da verdade. Só um coração nobre, um corpo são e uma mente pura formam um canal capaz de intuí-la em suas profundezas.
O conhecimento por si só não é suficiente. Não basta. Max Heindel diz no Conceito, a respeito da obra, que "a única opinião digna de ser levada em conta é a que tem como base o conhecimento". Mas, consciente de sua responsabilidade como mensageiro da Ordem Rosacruz, ele não vacila em afirmar:" Esta obra não é infalível porque não há sobre esse complicado assunto qualquer revelação que abranja tudo. O autor não é onisciente, nem outros o são. O Conceito está longe de ser a última palavra sobre o assunto. À medida que avançamos, novos aspectos se apresentam aos nossos olhos e esclarecem-se muitas coisas que antes só víamos como através de um cristal embaçado".
Muito mais do que aquisição de conhecimento, o avanço no Caminho depende do cultivo de virtudes essenciais. Requer paciência, amor, coragem e outros fatores que se conquistam e consolidam talvez em muitas vidas.
Portanto, que a busca com ansiedade seja substituída pela procura com intensidade. O aspirante, ao longo do tempo, perceberá que o seu crescimento é uma realidade.
publicado no Ecos da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, Jan.1993
Relacionados: