15/01/2013

Sobre os Essênios

por Jonas Taucci
No Conceito Rosacruz do Cosmos lemos que Jesus foi educado pelos essênios, e que estes constituíam uma terceira seita na Palestina, além das duas mencionadas no Novo Testamento – os fariseus e os saduceus. Os essênios formavam uma ordem extremamente devota, muito diferente dos saduceus materialistas e completamente oposta aos hipócritas e vaidosos fariseus. Evitavam toda menção de si, de seus métodos de estudo e de seu culto. A esta última particularidade deve-se o fato de nada se saber deles, nem serem mencionados no Novo Testamento (Conceito Cap.XV – subtítulo Jesus e Cristo Jesus).

No ano de 1923, o húngaro Edmond Szekely obteve permissão para pesquisar os arquivos da biblioteca do Vaticano, e qual não foi sua surpresa ao traduzir uma obra antiquissima (primeiro século D.C.) chamada de O Evangelho Essênio da Paz que falava sobre os essênios e suas características. Este livro acha-se traduzido em vários idiomas, inclusive o português.

Anteriormente (em 1880) o inglês Gideon Ouseley, traduziu do aramaico, a língua que Jesus falava, um manuscrito sobre os essênios chamado de O Evangelho dos Doze Santos.

Em ambas obras, ficamos sabendo vários detalhes sobre a comunidade dos essênios:

🔅eles eram vegetarianos e afirmavam que a matança dos animais, mesmo para a alimentação, é condenável.

🔅 usavam um calendário solar, de 364 dias (os judeus utilizavam calendário lunar – alusão à Jeová, deus de raça).

🔅 tinham um enorme respeito pela natureza e cuidavam de hortas e pomares irrigados pelas águas das chuvas que eram recolhidas em cisternas.

🔅vestiam-se de branco, praticavam a oração constantemente e acreditavam nas leis do Renascimento e Consequência.

🔅as suas tarefas eram distribuídas criteriosamente: plantar, irrigar, colher e visitar pessoas enfermas.

🔅suas refeições eram realizadas em completo silêncio, precedidas e seguidas de agradecimento a Deus pelo alimento vindo da terra, a qual consideravam como algo vivo.

🔅pregavam uma vida humilde, e invocavam a Deus como um Pai celestial.

🔅afirmavam que os vícios trazem muitos prejuízos à saúde.

🔅 apregoavam a paz, a tolerância e a caridade para com todos.

Max Heindel – um iniciado de quarto grau – possuía a faculdade de investigar na Memória da Natureza, e as informações que nos deixou no Conceito Rosacruz do Cosmos, estão perfeitamente de acordo com as descobertas sobre os essênios.

Publicado no ECOS da Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil, julho/agosto, 2001
Nota: Os dois livro acima citados sobre os essênios podem ser encontrados em formato pdf em vários sites.
 

1 comments:

Ian disse...

Muito obrigado por criarem um blog tão cheio de sabedoria e paz.

Postar um comentário