03/02/2013

Dois Caminhos

por Gilberto Silos
Os ensinamentos rosacruzes nos dão conta de que há dois caminhos conducentes à Inicação: um místico e outro ocultista. Representam duas naturezas distintas, duas tendências. Aqueles que optaram pela senda mística são os devotos, os religiosos contemplativos, cujas ações e mode de ser são ditados pelo coração. O intelecto é a expressão natural do ocultista, homem de ação por excelência, realizador, dinâmico, racional. Na literatura esotérica, os místicos são chamados de Filhos de Seth ou da água; aos ocultistas dá-se o nome de Filhos de Cain ou do fogo.

Todo ser humano, quando adentra o caminho iniciático, enquadra-se em uma das correntes acima. Mas, essa situação tende a sofrer modificações à medida que o individuo evolui espiritualmente. Essas transformações encontram-se estreitamente ligadas ao emprego das forças criadoras.

Nas pessoas mundanas, a maior parte da força criadora é utilizada na gratificação dos sentidos. Ocorre justamente o oposto com os seres espiritualizados, conscientes de que o uso dessa energia só é legítima na função de procriar. Como o espiritualista dirige seus esforços de uma maneira inegoísta, na construção de um mundo melhor, sente pouca propensão ao ato sexual. Assim a essencia da força criadora não utilizada toma um rumo ascendente, perpassando o coração e a laringe, ou a medula espinhal e a laringe, ou ambos ao mesmo tempo, fluindo diretamente entre o corpo pituitário e a glândula pineal para um ponto da raiz do nariz chamado “o vigilante silencioso”. Ali, o mais elevado Espírito tem o seu assento.

As correntes não seguem exclusivamente uma das vias. Percorrem as duas, passando por um volume maior em um deles, consoante a tendência do aspirante. No ocultista a corrente flui especialmente pela medula, atinge o cérebro e com pouca intensidade passa pelo coração. No místico a direção é inversa, porquanto a força sexual não empregada é positiva no coração e negativa no cérebro.

Quando o aspirante em sua ascese evolutiva atingir o grau de Adepto estabelecer-se-á um equilíbrio perfeito entre essas tendências. O objetivo da Fraternidade Rosacruz é, justamente, proporcionar ensinamentos capazes de satisfazer a ambas as classes. Porém, seus esforços dirigem-se mais aos ocultistas.

Tudo isso, entretanto, nada mais é que um pré-requisito para o trabalho consciente a ser realizado nos planos internos. A possibilidade de obtenção do conhecimento direto nos mundos suprafísicos resulta de uma preparação de ordem moral. O aspirante há que despojar-se de todos os vícios, maus hábitos físicos e morais, etc.. Sem esse esforço jamais dará passos seguros no caminho do progresso espiritual.

Não esqueçamos que na Escola Rosacruz essa preparação baseia-se em linhas científicas e racionais. A leitura edificante, a oração, o serviço amoroso prestado aos demais, a música elevada, as artes em geral, o estudo de obras esotéricas, os exercícios, tornam o indivíduo sensível, responsivo às vibrações espirituais superiores. A educação ou exercitamento esotérico abre a visão enterna do aspirante. Na época oportuna ser-lhe-ão ministrados exercícios para organizar um veículo apto para entrar conscientemente nos planos internos.

A Fraternidade Rsoacruz, fundada no início do século passado por Max Heindel, é, por assim dizer, “o cursinho”, a escola preparatória para o ingresso na Ordem Rosacruz. A Ordem, sim, é uma Escola Iniciática.

A verdadeira iniciação não é um cerimonial como julgam os menos avisados. Nada encerra de exterioridades, nem sequer é realizada aqui, na região Química do Mundo Físico. É uma experiência interna, um processo espiritual inimaginável para quem não estiver preparado.

O inicador, geralmente um Irmão Maior, já desenvolveu a consciência que prevalecerá no Período de Júpiter. Sendo assim, ele não se comunicará através de palavras, mas sim por meio de imagens vivas que projetará na consciência do candidato. Ninguém, cujo esforço torna evidente seu progresso espiritual, passa despercebido ao Mestre. O amor, o altruísmo, a pureza física e moral fazem aumentar a luminosidade do corpo-alma, atraindo o iniciador. A iniciação aos Mistérios da Rosacruz é o resultado infalível do merecimento. Nada mais pode ensejá-la. Nada.
Publicado na revista Serviço Rosacruz, julho, 1982
 

1 comments:

jess disse...

Muito bom artigo! Obrigado.

Postar um comentário