31/08/2013

Uma Vivência Devocional

por Gilberto Silos

A Fraternidade Rosacruz — Sede Central do Brasil realiza suas reuniões devocionais aos domingos, às 17h00min, quando um probacionista previamente designado pelo conselho esotérico profere uma exposição com temas que, de modo geral, versam sobre o Cristianismo. Após a reunião, às 18h30min horas, como ocorre em todos os dias da semana, é oficiado o Ritual do Serviço do Templo (ou Ritual do Serviço de Cura, caso seja a data correspondente). (*).

Recomenda-se aos estudantes que, na medida do possível, assistam a essas reuniões, se bem nem todos possam fazê-lo dado a obrigações ou compromissos intransferíveis. Cabe-nos observar, tam­bém, o cumprimento de nossos deveres sociais.

Àqueles impossibilitados de frequência há outra alternativa, aliás, extensiva a todos: efetuar a pratica devocional no recesso do próprio lar. Quando surge uma boa oportunidade de recolhimento, não devemos deixá-la escapulir. Retiremo-nos para um cômodo tranquilo, preferencialmente isolado. Ali podemos orar, entregar-nos à leitura de temas bíblicos, meditar aos acordes suaves de uma melodia sacra, etc. Enfim, cada um poderá, a seu talante, compor a sua própria prática devocional.

Todavia, é importante ressaltar: isso tudo é devoção, mas a devoção não é só isso. Para assumir sua integralidade e produzir frutos ela deve transpor os limites formais das práticas acima mencionadas, ganhando corpo como VIVÊNCIA DEVOCIONAL. Entremeada de altos e baixos, a caminhada do aspirante não se fortalecera e consolidará enquanto não se alicerçar em uma VIVÊNCIA DEVOCIONAL.

Alguns estudantes às vezes se queixam - e isso acontece desde o tempo de Max Heindel - de que, apesar de estudarem com afinco a Filosofia Rosacruz, notam ser muito lento seu progresso. Com o correr do tempo, passam até a achar as lições repetitivas e monótonas. Um estudante, certa vez, escreveu a Max Heindel, afirmando que, em sua opinião, as cartas mensais dirigidas aos membros da Fraternidade, nada mais eram que "pequenos agradáveissermões". Na verdade, ele estava era sequioso de novidades e mistérios. Não lhe importava extrair, dos textos, uma lição de fundo moral.
Fatos como esse, ocorrem com quem julga ser a Filosofia Rosacruz, apenas e tão somente um conglomerado de conhecimentos, formando um sistema filosófico estruturado em bases coerentemente racionais e lógicas. Não conseguem transcender sua intelectualidade, penetrando naquilo que ela tem de mais grandioso: sua capacidade de transformar, para melhor, o íntimo do ser humano. Admitindo como notável a sua racionalidade, não lhe atribuem, talvez, aquele essencial caráter de religiosidade, capaz de permitir ao aspirante, o reencontro com sua real natureza, isto é, a re-ligaçâo com o Eu Superior. Conceituam a Rosacruz pela óptica unilateral do intelectualismo. Não se lhes avulta, portanto, a perspectiva daquele equilíbrio tão enfatizado em lições, cartas, palestras: a união da mente com o coração, do intelecto com a devoção.
Nossa carreira, como estudantes rosacruzes, depende, inicialmente, e em grande extensão, da aquisição de conhecimentos. Através dos cursos, livros, conferências, temos acesso ao chamado "conhecimento indireto". As informações concernentes à origem, evolução e futuro desenvolvimento do homem e do mundo, abrem-nos horizontes mais amplos. Orientam-nos. Dão-nos mais segurança na escalada desse íngreme caminho evolutivo, pela certeza infundida de que leis sábias regem o Universo, de cujo contexto somos parte integrante.
Mas é importante não esquecermos: essa é a primeira fase. É o passo inicial. A compreensão das verdades conhecidas deve fazer soar a corda do amor no mais recôndito do nosso ser. Satisfeita a mente com o logismo Rosacruz, o coração deve vibrar numa vivência superior de serviço amoroso ao próximo. Sem isso não há progresso espiritual.
Na Escola Rosacruz não podemos prescindir do conhecimento intelectual. Este, todavia, deve ser assimilado, digerido, trabalhado pelo coração e transformado em sabedoria. A verdade não assimilada é inútil. Apenas acrescenta-se ao nosso cabedal de conhecimentos. Mas se vivida, sentida, intuída, esta sim nos transforma em novas criaturas. Torna-se parte de nossa própria natureza. Converte-nos em sal da terra e luz do mundo. É sabedoria no mais profundo sentido do termo.
O conhecimento intelectual puro e simples constitui meio e não um fim em si mesmo. É elemento valioso como orientação e esclarecimento. Mas não deixa de ser informação. Informação apenas. Um computador também pode acumular informações. Toneladas de informações. Tal, porém, não o transforma em sábio. Há pessoas dotadas de vastíssimos e detalhados conhecimentos. São verdadeiras enciclopédias ambulantes. Outras há que, superficialmente, só memorizam datas e frases feitas. São verdadeiros computadores ambulantes.
A aplicação do conhecimento na vida prática, sempre objetivando beneficiar o próximo e aperfeiçoar as coisas, configura, realmente, uma vivência devocional. Fazer tudo o melhor possível — seja lá o que for — para maior glória de Deus, sem preocupação com os resultados, é imprimir um cunho superior à vivência devocional. A menos que nos esforcemos desse modo, continuaremos sendo como "sinos que tinem". Se não temos amor e não o empregamos a ser­viço dos demais, de nada nos valerá conhecer os "mistérios".
Quem vive devocionalmente a Filosofia Rosacruz não a julga repetitiva. O dia-a-dia sempre lhe oferece novas oportunidades de servir com amor, pela utilização dos ensinamentos recebidos. Não vive desesperadamente à cata de novidades. A novidade, ele a encontra na constante descoberta interna daquilo que vivência. Mas isto requer penetração além do estudo superficial. Demanda uma disposição para descobrir a harmonia, a beleza, o DIVINO, enfim, nas pessoas e nas coisas. Quando nos sensibilizamos ao sorriso de uma criança, ou ao colorido delicado de uma flor, estamos vivendo devocionalmente. A emoção que nos desperta o som natural emitido por um regato em seu fluir preguiçoso. O sentimento de empatia que nos envolve à vista do sofrimento alheio, estimulando-nos a estender a mão ao nosso semelhante. Quando do sentimento passamos à ação. O cultivo do bom, do belo, do verdadeiro. A tudo isso chamamos de vivência devocional.
Talvez, na compreensão dessas coisas, aparentemente simples, encontrem, os estudantes, as resposta aos seus problemas. É um tema merecedor de apurado exame.
publicado na  Revista Serviço Rosacruz,  Janeiro, 1978
 (*) O primeiro parágrafo deste texto foi alterado pela editora do blog, uma vez que o horário  das reuniões devocionais na Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil foi modificado depois do ano 2000.
Relacionados:
A Necessidade de Devoção


1 comments:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário