27/11/2013

Ação de Graças


Desde que foi criado – em 26 de novembro de 1789, pelo presidente Washington- o Dia Nacional de Ação de Graças sofreu várias modificações. A ideia original é de que fosse um dia de oração, observado por todas as religiões e dedicado somente a agradecer a Deus.

À medida que os anos foram passando, esse dia era celebrado sem continuidade, até que em 1863 se tornou um feriado nacional e anual (*), celebrado regularmente na última quinta feira de novembro. A tradição é de se ter uma abundância de comida à mesa, com a família reunida. Por esta razão o símbolo antigo da colheita, a cornucópia da fartura é ainda o enfeite favorito da mesa.

As comemorações mudaram drasticamente através dos séculos. Antigamente as famílias podiam reunir-se com facilidade, uma vez que gerações após gerações permaneciam no mesmo local.

A comida e a atmosfera de fraternidade podem parecer as características mais importantes, mas os serviços religiosos são celebrados visando mostrar-nos o verdadeiro sentimento de gratidão que devemos cultivar pelas bênçãos recebidas.

Gratidão é um atributo de sabedoria e uma base importante de evolução. Um homem sábio valoriza as assim chamadas “pequenas coisas” da vida; na verdade ser grato pelas pequenas oportunidades é engrandecê-las.

Note que o Dia de Ação de Graças, como nos lembra Elman Bacher em seu Estudos de Astrologia, vol.II, “é comemorado quando o Sol está em Sagitário, signo regido por Júpiter” – o planeta da abundância e da generosidade. Melhor observando ainda: esse dia ocorre sempre na primeira quinta feira sob o signo de Sagitário (quinta feira: dia da semana regido por Júpiter).

Pai e Criador de todos nós, damos-Vos graça pela satisfação de nossas almas em poder participar dos Ensinamentos Rosacruzes e do privilégio que isto significa. (trecho da Oração de Ação de Graças).
Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz
Adaptado do ECOS da Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil, nov,dez- anos 1999 e 2000
(*) para os EEUU
NOTA: Leitura da Oração de Ação de Graças e oficiação do ritual Serviço do Templo na Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil - dia 28 próximo, quinta feira, às 13 horas - reunião pública

0 comments:

Postar um comentário