21/12/2013

Místico Natal

MÍSTICO NATAL

Que a luz da estrela mística desperte
dentro de ti a consciência no Natal,
e Cristo, em ti nascendo, converter-te
possa em servo consciente do Ideal.

Orienta-te por ela à tua Belém,
depondo aos pés de Cristo a tua vida;
o ouro, o incenso e mirra, sabes bem,
são símbolos da dádiva sentida
que os homens, quando magos, far-lhe-ão.

O ouro é nosso espírito em vivência
na luz, que a mirra da alma, pela dor
e ao serviço da humana redenção,
extrai de nosso corpo em suave essência,
abreviando a missão do Salvador.

Publicado no informativo 
ENCONTRO do Centro de Santo André, 
nov-dez 2001- desconheço o autor

Com estas duas expressões artísticas: uma imagem e um poema, findo minhas atividades deste ano, neste blog, desejando a todos que aqui visitam, um Abençoado Natal e um Novo Ano pleno de oportunidades bem aproveitadas para o crescimento espiritual.

Que nestes próximos dias, em nossa habitual retrospecção anual e meditações sobre o conteúdo de "Interpretação Mística do Natal" possamos ter farta colheita com consequente preparação de novas e mais saudáveis sementes para o futuro.

07/12/2013

Vitalizemos Nosso Arquétipo(*)

"Estamos bem próximos do fim deste ano. E, como o pensamento, ao final de cada ciclo, se volta naturalmente ao passado, é oportuno considerar com que velocidade o tempo corre e quão ilusória e evanescente é a vida no mundo dos fenômenos!

Isso nos faz lembrar, também, como é precioso o nosso tempo e a responsabilidade enorme que temos no justo emprego que dele fazemos.

Em verdade, o tempo deveria ser utilizado, quanto mais possível, de modo edificante, para que resultasse em maior crescimento de nossa alma. Caso contrário, que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro se viesse a perder a sua alma?

Esta é uma época de sementeira e segundo nos foi ensinado: “aquêle a quem se dá muito, muito também se lhe há de exigir”, incumbe-nos tomar senso da responsabilidade de nossos atos. Respondemos não só pelo que fizemos, como, igualmente, pelo que deixamos de fazer. E, consoante a gradação de consciência, nós, estudantes rosacruzes que possuímos íntimo conhecimento dos propósitos de Deus e de todas as oportunidade que nos oferece, por mediação amorosa dos Irmãos Maiores, haveremos de responder em maior extensão da responsabilidade, pelo uso que fazemos do tempo.

Do exposto podemos compreender que os atos todos de cada ser humano produzem um efeito direto nos arquétipos de seus veículos, influindo na lei da vida e da evolução.de modo a fortalecer o arquétipo - ocasionando um prolongamento da vida, para lograr o máximo de experiência e desenvolvimento anímico, na proporção da capacidade de adaptação e de aprendizado – ou enfraquecendo-o – por transgressões à Lei e desarmonia arquetípica, perdendo oportunidade de evoluir pela antecipação do passamento.

Aquele que sabe aproveitar suas oportunidades e bem utilizar seu tempo poderá, em poucas encarnações, levar a cabo um grande avanço espiritual e aproximar-se da perfeição. Contrariamente, o que mal gasta a corrente vital e conscientemente busca fugir a seus deveres de consciência ou aplica suas energias de modo destrutivo, distanciar-se-á da meta, atraindo as mais dolorosas experiências – único meio de recuperação das almas teimosas.

Todos os atos contrários à Lei encurtam a vida, aumentando o número de renascimentos e protelando o Dia da Libertação.

A Bíblia, exata e verídica como é, exorta-nos a fazer o bem para que se prolongue a nossa vida sobre a Terra. Esta lei abarca todos os seres, sem exceção, mas tem maior significação nas vidas daqueles que já estão conscientemente laborando na Vinha. O conhecimento dessas verdades deve aumentar em dez ou até em um cento de vezes nosso zelo e interesse pelo Bem. E mesmo que tenhamos começado tarde, poderemos facilmente acumular um tesouro enorme nestes últimos anos bem aproveitados de nossa existência, maior até do que em grandes períodos de vidas anteriores, de semi-inconsciência. Sobretudo, estamos nos colocando em linha para iniciar em esferas mais elevadas nossas futuras existências na Terra.

Assim, pois, alimentemos o mais firme propósito, de utilizar do melhor modo possível, nosso tempo e oportunidades, na firme esperança de que os frutos colhidos no ano que passou servirão de semente para aumentar nossos esforços no ano entrante."
(*) Uma tradução antiga da carta 96 do livro Cartas aos Estudantes utilizada
como editorial  da revista Serviço Rosacruz, novembro de 1967
Relacionados: