28/09/2014

As Festas de Aniversário - 2014 como exemplo

O Vaso "aos pés do Símbolo" uma marca singela 
Nunca postei neste blog nada sobre as festas comemorativas de aniversário do centro da Fraternidade Rosacruz em São Paulo, as quais durante vários anos ajudei a organizar e coordenar. Curiosamente vou registrar a comemoração deste ano, na qual não pude comparecer.

As fotos me foram cedidas por irmãos. Seja como for trata-se de uma tradição. Fundada em 18 de setembro de 1955, desde o seu primeiro ano de vida, a Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil sempre realizou sua festa comemorativa de aniversário, tendo como um momento solene a oficiação do Ritual do Equinócio de Setembro (Primavera no Hemisfério Sul), uma vez que esse centro nasceu dentro da órbita (3 dias antes) do Equinócio. É um momento em que os corações podem comungar no Ideal. Após o Ritual segue-se sempre uma parte artística realizada por irmãos e simpatizantes. Tudo muito simples, como pede nossa organização e onde o importante é a dedicação e o serviço de cada um conforme for o seu talento e o queira ofertar. (Veja no final da postagem, link para fotos da parte artística)

Com o passar dos tempos irmãos e irmãs trouxeram algumas dádivas que foram sendo incorporadas e curiosamente tornando-se tradicionais a despeito dos modernismos.

A primeira é o vaso florido colocado aos "pés do símbolo", segundo me lembro por repetidos comentários feito em todas as festas pelo saudoso irmão José Gonçalves Siqueira.

Depois seguiu-se a distribuição de botões de rosas a todos os presentes, no final do evento. Rosas estas que ficam perto do símbolo durante toda a reunião e portanto levam as vibrações do momento.

As rosas e a caixa com lembranças no templo, próxima ao símbol
Também há cerca de sete ou oito anos por ideia e sempre doação de um irmão, juntamente com as rosas, vai sempre uma pequena lembrança para cada amigo presente, a qual poderá ser utilizada como motivo de divulgação do centro. Abaixo a foto do que foi distribuído neste ano de 2014.

 Os magnetos que foram distribuídos  em um envelope azul
Após a reunião no Templo, na recepção da sede, outra atividade que uma vez iniciada e doada por alguns irmãos tornou-se hábito - o bolo - afinal é um aniversário.

O tradicional bolo de aniversário com seis rosas vermelhas e 1 branca
A última prática inserida, cerca de uns quatro anos, se não erro, e que aliás é muito coerente com nossa filosofia, é o que uma irmã chama de "o cantinho vegetariano" - uma mesa de frutas, lanches e sucos naturais.

Irmãos colaboradores em palestras e outros serviços, no "cantinho vegetariano

Detalhe do "cantinho vegetariano" 
Vista geral na recepção depois da comemoração no templo.
Enfim, as comemorações de aniversário do "corpo" de uma organização como é o centro da Fraternidade Rosacruz em São Paulo, considerem alguns como piegas ou não, constituem a meu ver, um momento onde o grupo responsável, querendo ou não, "deixa dormir" o seu lado objetivo e mental de transmissor de ensinamentos e, vivencia por uns momentos exatamente a palavra que batizou aquilo que estão comemorando: a fraternidade.

Dois irmãos grandes colaboradores na manutenção do "corpo" que está aniversariando
Assim, nesses momentos vemos os atuantes veteranos unidos aos simpatizantes; os entusiastas colaboradores jovens conversando com os idosos já alquebrado pelo serviço, os frequentadores assíduos acolhendo aos visitantes, etc...

Max Heindel nos auxilia no paradoxo - "se o coração pudesse livremente ditar nossas atitudes, a fraternidade universal seria uma realidade."

0 comments:

Postar um comentário