08/06/2014

“ O AMOR É A SOLUÇÃO PARA TODOS OS MALES”

                                                                                                               por Delmar Domingos de Carvalho
Com frequência, uso esta mensagem. Em minha opinião, cada vez está mais actual.

O problema reside no que entendemos sobre o que é o amor.

Para uns está ligado à sua tribo, à sua família, ao seu país, ao seu feudo, à riqueza material, às artes, às ciências, à saúde, ao sexo, e assim por diante.

No respeito pelas opiniões de cada pessoa, não vou analisar cada uma das faces antes mencionadas.

Permitam-me que faça a minha análise, ou melhor, que use algumas passagens do texto bíblico e alguns pensamentos sobre este grandioso tema: o AMOR.

Começo por fazer uma comparação entre o Amor e as leis.

Está acima de todas; é unificante; enquanto as Leis são separatistas. Ele é a Vida, por sua vez as leis são factores evolutivos, quando estão em sintonia com as Leis Cósmicas, doutro modo são fontes de injustiças, perseguições, etc.

“ O Amor “tudo tolera, nunca se irrita, nem procura o seu interesse, faz bem sem olhar a quem, não espera qualquer recompensa; não julga”. As leis regulam, julgam, geram o medo.

O Amor é fonte de inspiração, cadinho de milagres, espada libertadora, Força Cósmica de incomensurável Poder. As leis são a espada do julgamento, a força dos fracos…

Lembremos as mui sábias palavras do discípulo amado de Cristo, S. João Evangelista (Christian Rosenkreuz), na sua 1ª Carta: Se alguém disser: “ Eu amo a Deus, mas odiar o seu irmão, É MENTIROSO, pois quem não ama o seu irmão ao qual vê, como pode amar a Deus, que não vê?”

Antes Ele aconselha: …não amemos com palavras, nem com a língua, mas por acções e em Verdade.

Por sua vez S. Paulo alerta: Que podemos distribuir todos os bens em esmolas e até entregar o seu corpo para ser queimado, se não houver Amor nada vale. E logo adiante esclarece: O amor não procura o seu interesse, não se irrita, não pensa mal, alegra-se com a justiça, rejubila com a Verdade. Tudo suporta, tudo desculpa.

Face ao exposto, o que é, então, o Amor? Cada qual dará a sua reposta.

Luís de Camões afirmou, como se sabe, que O AMOR É FOGO QUE ARDE E NÃO SE VÊ.

No meu trabalho: O POSTAL ILUSTRADO NA VIA E OBRA DE LUÍS DE CAMÕES, NO TEMPO E NO ESPAÇO, está uma explicação sobre o que o será esse FOGO.

Capa do livro: POSTAL ILUSTRADO NA VIA E OBRA DE LUÍS DE CAMÕES, NO TEMPO E NO ESPAÇO