02/10/2016

O Diapasão Cósmico ( e de como podemos participar)

por Jonas Taucci
Quando ingressei na Fraternidade Rosacruz, final dos anos 70,  conheci o Sr. Luís Mário Salvini. Já de idade avançada e probacionista antigo, pertencia a o Centro Rosacruz de Santo André.

Incentivou-me muito nos cursos que fiz, e por termos o mesmo gosto musical íamos – no mínimo duas vezes por semana – ao Teatro Municipal de São Paulo. Isso por anos...

Óperas, concertos sinfônicos, recitais, cameratas, danças clássicas (Nureyev) e folclóricas (Kabardinka, Virsky, Flurash, na maioria das vezes russas), eram seguidos de um lanche vegetariano e longas conversas sobre os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.

Theatro Mvnicipal de São Paulo (grafia estilizada, vide fachada). Inaugurado em 1.911 e com capacidade para aproximadamente 1.500 pessoas. (Foto do autor).

No ano de 1.983, uma de nossas idas ao famoso teatro, ficou marcada em minha lembrança, por dois motivos que trago até hoje:

* Era o ano do centenário de falecimento de Richard Wagner. Em todo o mundo musical inúmeras homenagens foram feitas ao compositor citado por Max Heindel (livro Mistérios das Grandes Óperas), e foi apresentada magistralmente no referido teatro, a ópera O Navio Fantasma (Holandês Voador). Um navio foi montado no palco!

* Após a ópera - em nosso costumeiro lanche - o amigo deu-me uma folha de papel, muito desgastada pelo tempo: o esboço de uma palestra sua feita a anos, baseada em uma Lição do Estudante da Sede Mundial, anos 50.

À época, estas lições eram datilografadas, mimeografadas e, como atualmente, enviadas aos estudantes antes de se tornarem probacionistas.

Muitas destas Lições, ao longo de décadas, foram publicadas em periódicos e revistas da Fraternidade Rosacruz pelo mundo afora e também utilizadas em diversas palestras em vários Centros Rosacruzes.

Várias citações contidas nestas Lições, principalmente referentes ao Natal e Páscoa, também foram proferidas em suas respectivas comemorações, pois eram de um sentido devocional profundo.

O esboço da palestra que ganhei, fazia um comentário sobre o Diagrama 06 do Conceito Rosacruz do Cosmos:

Diagrama 6 do Conceito Rosacruz do Cosmos, conforme traduzido para o português pela Fraternidade  Rosacruz - Sede Central do Brasil ( mais sobre o Diagrama 6,veja aqui))
E orientava a uma profunda reflexão a este Diagrama, atendo-se:

A) Diversidade de ondas de vida. 
B) Suas diferentes freqüências vibratórias espirituais.
C) E a Sabedoria de que:

- O que move, impulsiona a evolução em todas as ondas de vida contidas neste Diagrama é o serviço prestado.

- O preceito de servir amorosamente, não se aplica – continuava – apenas à nossa humanidade (Espíritos Virginais), mas sim a todas ondas de vidas.

- O excelso exemplo é Cristo, o maior iniciado do Período Solar, o Mais Alto Arcanjo que anualmente nos oferece seu AMOR.

- Ao praticarmos um ato de bondade, um diapasão cósmico é colocado em movimento: este serviço prestado entra em ressonância com todas ondas de vida que praticam atos da mesma natureza, ascendendo assim.

Vale a pena acompanhar este caminho – pausadamente - do Mundo Físico ao SER SUPREMO, no Diagrama acima.

Vemos assim, até onde dirigem-se nossas práticas em auxiliar nossos semelhantes!

O esboço da palestra, de décadas passadas - com os anos tornou-se praticamente difícil de ler, desbotou-se. Não a tenho mais. Como não tenho mais a companhia de meu amigo.

Mas, ao deixarmos o teatro e o posterior lanche vegetariano naquela noite de 1.983, veio à minha mente uma palavra que tanto aplicava-se ao concerto operístico, como a Lição/Palestra: BRAVO!

3 comments:

Ademir Bispo disse...

Exelente historia a ser compartilhada.

Maria Lázara Franzini disse...

Grata Magus. Transmitirei ao autor do artigo e conto com sua partilha. Obrigada.

Unknown disse...

Bom dia a toda humanidade.
Mais um dia de labor.
Obrigada Senhor por tudo que nos deixou de legadolegado. Muita paz para todos nós.

Postar um comentário