05/11/2016

Do Comprometimento Rosacruz

 por Jonas Taucci
"A Canção dos Anjos", Adolphe W. Bouguereau (1.825-1.905) 
Museu Forest Lawn  - cidade de Glendale -  California EUA.
                                                                                                      
E, infelizmente, é só a ânsia por maior conhecimento que traz a maioria dos estudantes para a escola Rosacruz. É uma árdua tarefa cultivar em seus corações a compaixão, que deve ser mesclada com o conhecimento para tornar-se o seu fator guia antes que estejam prontos para entrar no Reino de Cristo”. (Iniciação Antiga e Moderna – A Anunciação e a Imaculada Concepção - Max Heindel).

Com a aproximação da Idade Aquariana, o avanço científico – entre outros fatores - tornar-se-á marcante.

A revolução na informática nas últimas décadas é apenas um pálido vislumbre do que a humanidade alcançará; é característica do signo de Aquário; científico, intelectual e do elemento ar.

Os Irmãos Maiores, sabedores disto, divulgaram ao mundo no início do século passado - através de Max Heindel - os ENSINAMENTOS DA SABEDORIA OCIDENTAL, para que este avanço intelectual fosse acompanhado também do lado devocional; o coração (órgão regido pelo signo oposto a Aquário; Leão).

Em momento algum, os Ensinamentos Rosacruzes são contrários aos avanços científicos ou de qualquer outra natureza semelhante, contudo CORAÇÃO e MENTE devem equilibrar-se.

Recordo-me de um sábado, julho de 1.988. Sob um intenso frio, a Fraternidade Rosacruz – Sede Central do Brasil, realizou uma palestra (Cristianismo e Música), que esteve a cargo – simultaneamente – da (então Diretora de Relações Sociais) irmã Maria Lázara Franzini e dois irmãos; todos com formação musical, além de serem instrumentistas.

Exposição previamente muito divulgada em jornais e revistas, os irmãos expuseram os gráficos abaixo, retirados da obra “A escala musical e o Esquema de Evolução” de Art Taylor.  


À medida que a relação: notas musicais, signos zodiacais, planetas e partes do corpo humano iam sendo expostas e comentadas pela irmã, a nota musical correspondente era executada - ao vivo - por violão e depois flauta pelos dois irmãos.


A irmã palestrante finalizou a exposição com os dizeres:

“No futuro o ser humano se conscientizará de que a música é um excelente meio para a cura e a regeneração.

Saberá, então, equilibrar MELODIA, HARMONIA E RITMO da mesma forma que terá equilibrado a CIÊNCIA, A ARTE E A RELIGIÃO, re-estabelecendo assim o contato com a HARMONIA DAS ESFERAS, o que possibilitará ouvir a NOTA CHAVE DA CRIAÇÃO.

Daí então, será apenas uma questão de tempo para que o ser humano saiba pronunciar a PALAVRA CRIADORA”.

Devido a boa divulgação, Templo literalmente lotado e com pessoas em pé, inúmeros visitantes – pela primeira vez – estiveram presentes a esta palestra, o que após o seu término iniciou-se a parte das perguntas.

Um senhor, octogenário assumido – disse que estudava o esoterismo a 60 anos, citando (renomados) autores de (famosas) obras ocultistas.

Em sendo a primeira visita à Fraternidade Rosacruz, fez duas perguntas:

1) Porquê da tônica dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, ser o “SERVIÇO”?

Foi-lhe respondido que os Ensinamentos Rosacruzes estão alicerçados no Cristianismo Esotérico; TUDO o que Cristo nos ensinou, está diretamente relacionado ao AMOR que devemos cultivar aos nossos semelhantes, auxiliando-os, PRATICANDO este preceito através de atos, ações e obras.

2) Seus 60 anos de estudos sobre cabala, esoterismo, astrologia, tarot, numerologia etc. não eram suficientes para fazer uma pessoa evoluir espiritualmente?

Foi perguntado ao senhor octogenário, onde ele aplicou, o que fez e principalmente se auxiliou o semelhante com o que aprendeu neste mais de meio século de estudos.
Sua resposta:

- Nada, li livros, fiz cursos e ouvi palestras.

E concluiu:

-Teria que ser feito algo com tudo aquilo que estudei e aprendi?

Situações assim com certeza não são – nem serão - casos isolados no mundo, com a proximidade da Era de Aquário; não devemos pressupor que apenas conhecer os Ensinamentos Rosacruzes nos fará evoluir.

O equilíbrio entre mente e coração é a nota chave, e principalmente a sua aplicação diária; a sua vivência.

Há uma diferença enorme entre CONHECIMENTO e um COMPROMETIMENTO APLICATIVO dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental.

Ao ser perguntado quando LHE foi dado de comer, de beber, de vestir e visitado, Cristo afirmou que tudo isso LHE é feito, quando REALIZADO a um de nossos semelhantes.

Nas estrelinhas, o Maior Iniciado do Período Solar, nos fala que há um Cristo Interno dentro de cada ser humano. Quando estamos servindo a uma pessoa, estamos servindo na verdade o Cristo Interno desta pessoa. (Oportuno o aspirante Rosacruz ler a totalidade de Mateus 25:35 a 40).

Isto corrobora com a parte final do Ritual Rosacruz do Serviço do Templo: “... procuremos servir à Divina Essência neles oculta...”

Há um CRISTO INTERNO dentro de todos nós. Sirvamo-Lo!

É infinitamente melhor ser capaz de sentir emoções nobres, do que ter a habilidade intelectual para definir todas as emoções”. (Iniciação Antiga e Moderna – Max Heindel - A Anunciação e a Imaculada Concepção).


11 comments:

Sandra disse...

Obrigada por compartilhar os ensinamentos. A música certamente é um canal de cura.Para mim, o som violino é o que mais me emociona. Creio que cada um tem seu mantra pessoal. Cada letra do nome corresponde a uma nota musical. É a nossa ressonância cósmica universal!

Anônimo disse...

Grato pela partilha.Pois é. O quanto estes ensinamentos são atuais. Quantas pessoas estão correndo desesperadamente em busca da livros, conferências, workshops, conhecimento e mais conhecimento, e não percebem ainda que tudo o que necessitam reside no coração. Todos sofremos, em maior ou menor medida do "síndrome do Fausto".

Delmar Domingos de Carvalho disse...

Excelente trabalho para bem da Humanidade. Muito obrigado caríssima Irmã muito especial Maria Lázara Franzini.
O Seu blogue irradia Luz maravilhosa.

Unknown disse...

Estendendo o belíssimo comentário de Max Heindel, é melhor ser capaz de sentir emoções nobres do que ser capaz de defini-las, também é melhor ser capaz de aplicar os Ensinamentos do que ser capaz de entendê-los.Roberto Costa

Maria Lázara Franzini disse...

Grata Sandra!Por sua presença no blogue e seu oportuno comentário. Meu abraço fraterno.

Maria Lázara Franzini disse...

Grata pela argumentação ao Amigo que postou como Anônimo, que não por isso deixou de enriquecer o objetivo do artigo. Meu abraço fraterno.

Maria Lázara Franzini disse...

Muito obrigada Irmão Delmar! Que desde Portugal e assim como o autor do artigo, sempre muito trabalham pela divulgação dos Ensinamentos de Max Heindel e muito mais que isso pelo enfoque na prática do serviço amoroso e desinteressado. Se este blogue pode ser alguma Luz é porque reúne a colaboração de vários Amigos como Vós. Abraços a todos.

Maria Lázara Franzini disse...

Irmão Roberto, do Centro do Rio de Janeiro, esposo da querida Amiga Laís, muito agradecida por deixar suas sábias palavras ampliando ainda mais a nossa reflexão. Abraços fraternos ao casal.

Maria Lázara Franzini disse...

Grata Sandra!Por sua presença no blogue e seu oportuno comentário. Meu abraço fraterno.

Unknown disse...

De cada frase que lemos, ouvimos, atendemos muito as vezes c uma frase, ou palavra... Aqui tocou- me o coração, não só essa... Mais quendo diz; quando estamos servindo a uma pessoa, estamos servindo na verdade o Cristo interior sessa mesma... Olha que lindo! Assim, podemos compreender cada vez mais a ver o bem em todas as pessoas, e sevilos, independentemente, porque estamos servindo ao seu Cristo!
Parece simples, mais se formos meditar sobre isso da um livro!
Abraço fraternal a todos... É Obrigada pela oportidade de aprende algo!

Maria Lázara Franzini disse...

Em nome de todos que colaboram com Rosacruz e Devoção, nós é que agradecemos por ter inserido aqui sua significativa reflexão. É exatamente isso, como diz o Ritual do Serviço do Templo: "devemos servir à Divina essência de cada um". Muito grata Maria Alves e Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz"

Postar um comentário