08/01/2017

O Homem e o Dom Epigenético

Nestes conturbados dias, quando parece ser tão difícil encontrar soluções adequadas para os problemas humanos, é comum dizer-se que a única saída consiste em usar a imaginação criadora. Aliás, não é raro associar-se a decadência à ausência de criatividade.

Realmente, tudo leva a crer que as crises atuais só poderão ser vencidas através de soluções originais, da busca de novas alternativas. Retrocedendo na História, verificaremos que sempre foi assim. As crises foram expressivos indicadores de cristalização em muitas civilizações ou sociedades. Quando esses povos escolheram novos caminhos lograram sobreviver. Caso contrário, entraram num processo de decadência que os levou ao inexorável desaparecimento.

Esse tema, o da criatividade e da originalidade, é abordado no Conceito Rosacruz do Cosmos sob o título EVOLUÇÃO, INVOLUÇÃO E EPIGÊNESE. É interessante e proveitosa uma reflexão a respeito. Vejamos a epigênese a nível individual:

O próprio Ego reencarnante incorpora em si a quintessência de seus primitivos corpos. Além disso, faz um pequeno trabalho original. Isto é necessário para que a expressão individual em todos os renascimentos não se limite ou se determine apenas por causas passadas.

Há uma grande tendência a imaginar-se a existência de tudo como resultado de causas desencadeadas em vidas anteriores. Essa ideia não é correta. Como haveria margem para esforços novos capazes de gerar futuros efeitos?

A cadeia de causas e efeitos não é repetição monótona. Há um influxo contínuo de causas novas e originais. Esta é a base real da evolução. É o que lhe confere significado maior e a converte em algo mais expressivo do que um simples desdobramento ou desenvolvimento de qualidades latentes. A esse processo denominamos EPIGÊNESE, uma espécie de livre-arbítrio ou opção entre dois cursos de ação. É o único fator capaz de tornar lógico o esquema de evolução no qual nos inserimos. 
Publicado na revista Serviço Rosacruz,  fev.1985
CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS, cap. XIV- Análise Oculta do Gênese (aqui) procure pelo subtítulo: Involução, Evolução e Epigênese.
CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS - adquirir impresso (aqui)

0 comments:

Postar um comentário