05/02/2017

Das Alucinações Esotéricas

                                                                                                        por Jonas Taucci
Na resposta à pergunta 138 do livro “Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas – Volume II, e no capítulo VII de “Princípios Ocultos de Saúde e Cura”, Max Heindel nos fala dos perigos do álcool, drogas e cigarro, e nos orienta a não nos utilizarmos desta tríade que tantos problemas (físicos e espirituais) causam às pessoas, nesta e em vidas futuras.

Sobre drogas, houve – a partir dos anos 60 – um alarmante aumento de seu consumo, que abrange diversas faixas etárias, e o agravante de ser considerada por muitos como uma “forma de expansão espiritual”.

Uma aberração.

Recordo-me de palestra que realizei na Fraternidade Rosacruz, sobre este tema (álcool, drogas e cigarro) sendo antecipadamente enviado convites a diversas escolas (Ensino Médio) da cidade de São Paulo, e também de exposições feitas nas próprias escolas.

Naquela ensolarada (e depois chuvosa) tarde de outubro de 1982,o saudoso irmão probacionista Antônio Pereira, juntamente com sua família, receberam muitas pessoas para a comemoração do 26º aniversário de fundação do Centro Rosacruz da Penha (bairro da cidade de São Paulo, Brasil).

Certa vez, este dedicado irmão sugeriu aos núcleos, grupos, centros e sedes espalhados pelo Brasil, que:

***Em dezembro todas as palestras fossem relativas aos diversos capítulos do livro “Interpretação Mística do Natal”.

***No mês que se celebraa páscoa, as palestras seriam baseadas nos tópicos do livro “Interpretação Mística da Páscoa”.

Foi um consenso!

E durante muitos anos, Páscoa e Natal – em uma bela sincronicidade – foram abordadas em notáveis palestras pelo Brasil, em seus respectivos meses.

O Centro Rosacruz da Penha divulgou os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental- aos sábados à noite – por longo tempo com reuniões de estudos muito proveitosas e de uma maneira interessante;

Várias pessoas liam, na seqüência, um tópico de livro escrito por Max Heindel, e praticamente todos presentes – ainda que rapidamente – davam suas considerações e comentários.

Um jogral!

Eram reuniões dinâmicas e interativas (anos 80!).

Não foram poucos os sábados que estas reuniões se estendiam até por volta das 21:30 horas, sempre com alguém dizendo: “Temos que encerrar, o horário avança”.
Após o término da referida reunião comemorativa de aniversário, falou-se exatamente sobre o álcool, drogas e cigarro, dos citados livros de Max Heindel, numa destas conversas descontraídas pós reunião. (Veja "Efeitos Nocivos do álcool, etc...' aqui)

Uma jovem (numa de suas primeiras visitas!) proferiu um comentário e uma analogia peculiar.

Aliás, foi o comentário mais peculiar que ouvi nestes quase 40 anos que estou na Fraternidade:

Sabermos tudo sobre a literatura rosacruz (livros, cursos, artigos, palestras etc.), sem a sua aplicação diária, nos julgarmos superiores ou diferenciados, com uma “missão na Terra”; a de pertencer a Fraternidade Rosacruz, e esquecermos completamente de que existe um mundo - das portas da Fraternidade para fora - com muitas pessoas carentes e necessitadas,e sermos omissos,não seria isto uma postura de “alucinação esotérica?

Peculiar a observação de mais de 30 anos atrás?


Max Heindel - Princípios Ocultos de Saúde e Cura (online)
M.Heindel - Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas,Vol.II (impresso)

0 comments:

Postar um comentário