09/04/2017

Construindo para a Vida Futura

Diagrama UM CICLO DE VIDA do livro Conceito Rosacruz dos Cosmos, Max Heindel, conforme edição em português da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil
Em Construindo para a Vida Futura  (carta 70 do livro Cartas aos Estudantes), Max Heindel nos diz: “Devemos reservar certo tempo nos intervalos dos nossos deveres para refletir e planejar para o próximo renascimento, que tipo de corpo, faculdades, virtudes e ambientes desejamos ter. Quando estivermos aptos para fazer inteligentemente a nossas escolhas, teremos dado um significativo passo e amplidão às nossas vidas futuras. Isto se realmente não olvidarmos o assunto.” (Carta 70 completa - veja aqui)

Pergunta: Por que os Srs. enfatizam que construamos corpos melhores para as vidas futuras e que entendem exatamente por essa recomendação?

Resposta: Esse é um assunto sobre o qual todo Aspirante deve ser plenamente informado.

Desde o começo do Período de Saturno, o Espírito, que é o Homem Real, foi aprendendo a construir os seus corpos. Em nossos dias, apesar dos eons de involução/evolução, os corpos físicos humanos só possuem cinquenta por cento de sua eficiência.

Para podermos avaliar o que serão esses corpos em seu estágio máximo, é suficiente observar as mudanças e aperfeiçoamentos já havidos, guardando em mente que a espiral evolutiva se torna acelerada, devido à maior experiência já adquirida pelo Espírito, que lhe confere eficácia mais extensa.

Em tempos idos o tato era um "sentido localizado" semelhante aos sentidos de audição, paladar, visão e olfato de nossos dias.

O “sentir” humano ano efetuava-se, nos primórdios da evolução, através de um órgão saliente da parte superior da cabeça que se transformou no órgão que chamamos hoje de glândula pineal. Quanto ao sentido do tato, já não o temos mais como um órgão específico, mas podemos “sentí-lo” pelo corpo todo. A mesma mudança de "sentido localizado" para “capacidade de sentir do corpo inteiro” surgirá para a visão, o olfato, a audição e para o paladar.

Mais tarde, ainda, ocorrerá outra grande mudança: haverá união da visão com o audição  e também, por outro lado, do paladar com o olfato. Todos se unirão então com o sentido do tato e todos esses sentidos atuais se transformarão num saber perceptivo  de ordem superior.

O Espírito aprende lições de aperfeiçoamento do corpo físico durante as sucessivas vidas na Terra. Constrói um corpo, o utiliza em sua vida e assim descobre as imperfeições do mesmo. Por exemplo, o sistema muscular pode estar perfeito, porém as falhas do coração ou do pulmão causarão enfermidades. O Espírito atento poderá modificar as construções dos órgãos que lhe causam sofrimentos quando da elaboração do arquétipo de uma nova vida. Se o sofrimento foi bastante intenso para chamar a sua atenção para aquele órgão, o Espírito se esforçará na construção de um órgão mais perfeito, a fim de que possa sofrer menos na próxima existência.

Dessa forma, em vez de renascimentos perpetuados com órgãos deficientes, há o esforço contínuo de aperfeiçoamento por parte dele com o intuito de evitar o sofrimento. Também a parte externa do corpo poderá ser aperfeiçoada. O Espírito “menos atento” pode estar sujeito a passar várias vidas com um rosto deformado, defeitos na coluna, membros desproporcionados até criar consciência nesse particular, quando então remediará os defeitos no momento da construção do próximo arquétipo.na Região do Pensamento Concreto.(1)

A Beleza, a Sabedoria e a Força são atributo Divinos e também metas de aperfeiçoamento do Espírito Humano em suas passagens pela Terra, vida após vida. Devemos, portanto, não só descobrir como trabalharmos para corrigir  as falhas do corpo físico, da mente e mesmo das emoções e pensamentos, em nossa evolução.

Traduzido da revista Rays from the Rose Cross, março de 1980
Notas da Edição:
O Ego, antes do nascimento, auxiliado pelas Hierarquias Criadoras, em particular os Senhores da Mente, forma, na Região do Pensamento Concreto, o arquétipo do futuro Corpo Denso. Este arquétipo é, realmente, um pensamento-forma, um vivo modelo vibrante. Os arquétipos criadores moldam as formas do Mundo Físico à sua própria semelhança, dando, cada arquétipo, parte de si próprio, para construir a forma necessária.(Lição 3 do Curso Preliminar de Filosofia Rosacruz). Veja mais sobre o Mnndo do Pensamento no Cap. I do Conceito Rosacruz do Cosmos

0 comments:

Postar um comentário