28/05/2017

Conhecer a Verdade


por Gilberto Silos
Conta uma antiga lenda, que a verdade estava certo dia se banhando num rio. Apareceu então, a mentira que, sorrateiramente despiu-se, deixou sua roupa ali nas proximidades, vestiu a da verdade e foi embora. A verdade saindo do banho viu os trajes da mentira, mas recusou-se a vesti-los. Dirigiu-se nua à cidade, e lá tentaram apedrejá-la. Amedrontada, retornou ao rio e vestiu a roupa da mentira. Desde então anda pelo mundo disfarçada de mentira e esta camuflada de verdade.

As pessoas, de fato são muitas vezes, induzidas pela força das opiniões correntes a inverter a verdade dos fatos. Sofremos diariamente, um bombardeio provindo do noticiário jornalístico, das propagandas, das conversas que compõem nosso relacionamento quotidiano. E dentro de toda essa "pressão" que o meio exerce sobre nós, não é fácil manter uma postura autêntica, firme, corajosa, sem fugir da verdade.

Felizmente contamos com a ajuda valiosa de uma escola como a Fraternidade Rosacruz. Os estudos baseados nas investigações diretas do iniciado Max Heindel livram-nos de muitos enganos. As "chaves" espirituais oferecidas pelos ensinamentos rosacruzes nos conduzem pelo caminho da verdadeira sabedoria.

Apesar de agirem com louvável boa intenção, muitos estudantes se enganam quando se deixam levar pela pressa. Almejam resultados a curto prazo. Mal se apercebem dos pequenos obstáculos da planície e já querem galgar a íngreme encosta da montanha.

Pode-se abreviar a jornada, trilhando o "caminho do meio", o centro do caduceu. Mas, suportarão os percalços da subida reta? Estarão dispostos a "tomar o reino dos céus por assalto?".

Na senda da evolução não há fórmulas milagrosas. Quem se ilude acaba inevitavelmente ludibriado por “falsos mestres" que proclamam poderes e os vendem. O verdadeiro orientador espiritual não exige dinheiro, prestígio ou quaisquer compensações mundanas. Procura desde o início libertar o aspirante de toda e qualquer dependência externa, tornando-o confiante em si mesmo no mais alto grau. Dessa forma ele pode cumprir o objetivo de seu treinamento, convertendo-se também, num ponto de apoio e orientação dos demais, passando adiante o benefício recebido.

Praticando o exercício da retrospecção o aspirante estará penetrando em seu próprio íntimo. É um meio objetivo de fazer emergir à consciência fatos até esquecidos lá do subconsciente, ensejando-se oportunidade de reexaminá-los sob novo enfoque. 

Dessa maneira pode-se conhecer os aspectos verdadeiros do fato. A moderna psicologia nos ensina a reeducar o subconsciente. Os meios espirituais, entretanto, são mais eficientes. Basta que, para completar o efeito benéfico da retrospecção, se pratique a meditação matinal, também recomendada por Max Heindel como exercício para a organização dos veículos internos. Dedicando algum tempo a essa prática, tomaremos contato com o Cristo Interno. Seremos levados a uma conscientização da nossa real identidade, do nosso Eu verdadeiro e superior. É uma percepção do que existe atrás do véu, lá na sala ocidental do tabernáculo humano.
    Publicado no ECOS da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, jan/fev, 1992

0 comments:

Postar um comentário