02/09/2017

Do Oficiar Rituais Rosacruzes

Nota: Nos é sugerido que o Símbolo Rosacruz com a Rosa Branca no centro seja apresentado 
somente  durante os Rituais, quando a cortina é aberta.

por Jonas Taucci
Não há – absolutamente – nenhuma atividade mais importante num Centro Rosacruz, que o oficiamento de seus Rituais.

Esta palestra (1) – resumidamente - foi concebida para estarmos plenamente conscientes dos preceitos a seguir, com referência aos oficiamentos dos Rituais Rosacruz no Templo.

A localização do símbolo (frente para o leste, nascer do Sol), as músicas de preparação do ambiente, de abertura, signo astrológico e encerramento, a concentração e a vibração de cada Ritual constituem-se em algo (extremamente) sagrado que (sem dúvidas alguma) edifica uma egrégora no referido Templo.

Muito importante, nos darmos conta de que, quando oficiamos os Rituais Rosacruzes nos Centros autorizados (com vínculo à Sede Mundial – Oceanside), estamos projetando para o símbolo, ouvintes e à humanidade, tudo o que temos em nosso interior.

Nos Templos, apenas probacionistas ativos, devem oficiar os Rituais, e se possível, revezando-se entre homens e mulheres, atendo-se a que os Rituais de Lunação (Lua Nova e Cheia), são restritos à probacionistas ativos da Fraternidade Rosacruz que desejam participar.

Cada palavra, cada frase que é proferida pelo probacionista oficiante, mesmo que estas contenham o mais sublime ideal de Deus, da Luz ou do Amor, se não estiverem sendo vividas diariamente, estaremos projetando uma atmosfera espiritualmente negativa aos ouvintes.

Quando estes Rituais são oficiados repetidamente por pessoas que não estão vivendo de acordo com os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, o ambiente vai saturando-se ou cristalizando-se.

Claro e evidente, que não se solicita uma vida cem por cento santificada, pois no atual estágio de nosso desenvolvimento, isto é impossível, contudo os probacionistas ativos que são os oficiantes, devem diariamente servir a seu Eu Superior, praticando em suas ações, os ideais dos Rituais, pois desta forma, quando oficiarem, contribuirão para a eficácia dos mesmos e seus resultados serão obtidos de uma forma mais abrangente.

Vemos aí a responsabilidade de ser um probacionista oficiante!

Quando o probacionista sabe que vai oficiar, deve prepara-se antecipadamente, pois sabe que será um instrumento para auxiliar no propósito do respectivo Ritual:

*** Não se constitui uma regra, mas sugere-se que o oficiante e participantes não estejam – recentemente – com o estômago cheio, pois isto torna difícil meditar, já que nosso Corpo Denso se canaliza para a digestão, interferindo assim numa meditação e concentração plena.

*** Entrar no Templo – probacionista oficiante e participantes -  com cerca de quinze minutos antes do início do Ritual e ouvir música adequada para preparação do ambiente. Isto fortalece nossos Corpos Denso, Vital, de Desejos e a Mente, para esta sacra atividade.

*** O probacionista oficiante, nesta hora, deve pedir a Cristo que o ilumine e assim, possa ser um verdadeiro canal para transmitir a essência do referido Ritual Rosacruz.

*** Ouvir e cantar – todos os presentes – o Hino Rosacruz de Abertura, com toda a reverência possível. Este Hino está estruturado – musical e astrologicamente – em Ré Maior, que coloca em vibração a Divina Hierarquia de Libra, regida por Vênus, possuindo como uma das palavras básicas, o Amor. O cantar torna-se valioso, pois o som possui um papel relevante para que as vibrações se tornem presentes. 
 
Ouça os hinos de abertura, encerramento e astrológicos cantados aqui
Importante: os Rituais não devem ser (apenas) assistidos: devem ser participados.

*** O Hino Astrológico ao signo do mês (em que o Sol esteja transitando no dia do referido Ritual), é importantíssimo. Elman Bacher (Estudos de Astrologia) nos fala que planetas e signos são seres (Hierarquias), e sem dúvidas corroboram para o fortalecimento da egrégora.

*** Há Centros que – acertadamente – incluem no oficiamento do Ritual de Cura, a Canção da Rosa Branca”; esta flor representa o coração do Auxiliar Invisível e, torna-se evidente, contribui com as vibrações de cura, pois “... deixemos a Força Curadora libertada com Cristo e os Auxiliares Invisíveis, para que a utilizem onde mais se fizer necessária”. (Conheça a Cançao da Rosa Branca aqui)

*** Ao ser descortinado o símbolo Rosacruz, deve-se procurar visualizar emanações espirituais deste sagrado emblema, a iluminar todos os presentes, assim como toda a humanidade.

*** O probacionista oficiante há que atentar-se a certas particularidades: não ler mecanicamente, nem os participantes ouvirem de forma semelhante, mas ambos procurarem visualizar o que falam e ouvem respectivamente.

*** Todas orações direcionadas ao símbolo Rosacruz, são recebidas pela contraparte etérica do mesmo. Devemos estar conscientes disto, e do privilégio que representa, mas também da responsabilidade aqui contida.

*** Há centros que conjugam palestras com Rituais. Seria sugestivo às quartas feiras, (dia governado por Mercúrio) as palestras serem voltadas para a Filosofia Rosacruz, e aos domingos (dia governado pelo Sol), serem direcionadas ao Cristianismo Esotérico. Assim mente e coração, em seus respectivos dias astrológicos, produzirão uma melhor assimilação das referidas palestras. (2)

*** Todos ouvem e cantam o Hino Rosacruz de Encerramento, o qual está sintonizado em Ré Bemol Maior, em consonância à Hierarquia de Áries, regido por Marte, possuindo como uma das palavras básicas a Ação.

*** Sejamos sabedores de que o resultado do Amor (Libra, Vênus, Hino de Abertura) somado à Ação (Áries, Marte, Hino de Encerramento) resulta – evidentemente - no Amor em Ação: o Ideal Rosacruz.

*** Finalmente, todos deixam o Templo, no mais absoluto silêncio, como indica Max Heindel, para não serem alteradas as vibrações edificadas.

*** O Ritual Rosacruz do Serviço do Templo, parte Despedida, nos exorta a que:

A) de volta ao mundo material (após o termino dos Rituais)

B) levemos a firme resolução de expressar em nossas vidas diárias (praticar o Ritual oficiado).

C) os elevados ideais de espiritualidades que aqui recebemos (os Rituais Rosacruzes possuem – todos - vibrações Crísticas, já que todos eles contem os preceitos indicados pelo mais alto iniciado do Período Solar, O CRISTO).

D) para que, dia a dia, nos tornemos melhores homens e mulheres (desta forma, conseguirmos a supremacia de nosso Eu Superior sobre o Eu Inferior)

E) e mais dignos de sermos utilizados como colaboradores conscientes na obra benfeitora dos Irmãos Maiores, à serviço da humanidade (colaborar indica ação, e as ações que praticamos aos nossos semelhantes, auxiliam a benfeitoria que os Irmãos Maiores prestam junto à humanidade).

Estarmos presentes num Templo (físico) da Fraternidade Rosacruz, e participarmos destes Rituais, constituem-se num privilégio (3).

Esforcemo-nos para viver vidas de PUREZA e SERVIÇO, que correspondem aos sustentáculos para transmitir os Ensinamentos Rosacruzes aos nossos irmãos.

(1). Palestra realizada no Centro Rosacruz de Santo André, em dezembro de 1.988, por ocasião do Natal. Baseada e resumida em artigo publicado no boletim “Amizade Rosacruciana” nº 58, julho/1.988, do Centro Rosacruz Max Heindel, Lisboa – Portugal.

(2). Durante décadas, vários centros seguiram esta prática.

(3). Fica o convite para que todos (reunião aberta ao público) participem do Ritual de Setembro - nos centros Rosacruzes -  no próximo dia 21 de setembro deste ano de 2.017 (data fixada por nossa Sede Mundial), onde observa-se o retorno anual do Cristo à Terra (atinge à atmosfera de nosso planeta, Sol ingressando no signo Zodiacal de Libra). (Ritual do Equinócio de Setembro) 

IMPORTANTE: Os Rituais Rosacruzes podem ser oficiados nos lares, com a família e amigos (com exceção dos Rituais de Lua Nova e Cheia, restritos à probacionistas ativos).

5 comments:

jess disse...

Explanação fantástita!!! Pudessem todos os centros antuar dessa maneira.

Rosacruz e Devoção disse...

Realmente Jess,
Quanta força curativa poderíamos gerar!
Agradecemos muito seu comentário. Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz.

Anônimo disse...

Excelente explanação!

Reili Poeta Monteazulense disse...

Todas essas informações deveriam ser enviadas via postal a todos os estudantes e a todos os centros de estudos e decoradas até a exaustão

Maria Lázara Franzini disse...

Caro irmão Reili, prazer em contatá-lo aqui neste blog. De fato o que o amigo sugere deveria ser necessário, uma vez que apesar de recebermos todas estas informações quando começamos nos ensinamentos rosacruzes, passado o entusiasmo de principiantes, deixamos de praticá-las. Meu abraço fraterno e Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz.

Postar um comentário