FRATERNIDADE ROSACRUZ – Sede Central do Brasil - (1955 - 2015) - 60º Aniversário de Fundação

Entrada do Templo da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil em 2015
Neste ano de 2015 temos o 60º aniversário da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil.

Ela não nasceu “pronta”, com a estrutura que possui hoje, ao comemorar 60 anos de idade.

De sua fundação –18 de setembro de 1955, com reuniões em casas de probacionistas (Alameda Rocha Azevedo e Rua Antonio Carlos) – à sua Sede própria nos dias atuais, foram décadas de serviço abnegado. Serviço que é a tônica de sua existência. O histórico apresentado abaixo, não cita nomes: cita sim – e muito – o trabalho feito por dedicados irmãos que se doaram ao Ideal Rosacruz. Doação de tempo, de bens materiais, em momentos de alegria e também em momentos de grandes dificuldades. Mas a persistência – tanto predicada por Max Heindel, sempre foi colocada em prática.

No ano seguinte à sua fundação. Houve um impulso decisivo para o seu futuro:

1)Passou a realizar suas reuniões num imóvel alugado situado na Rua Asdrúbal do Nascimento, 196. Imóvel este adquirido em definitivo em várias cotas (parcelas) nos anos sessenta e setenta, com a colaboração amorosa de vários irmãos. Notemos o grande sacrifício feito por aqueles irmãos no início de suas atividades: além do pagamento mensal de aluguel do imóvel, havia as despesas normais de manutenção. Isto numa época em que não havia praticamente nenhuma receita, e sim a contribuição financeira de cada um. Era comum irmãos trazerem de suas casas, canetas, lápis, envelopes, cola, selos etc, para – segundo eles – “não serem gastos os materiais de escritório da Fraternidade”.

2)Forma-se o Coral Rosacruz; a música passou a estar presente nas reuniões, e o primeiro estatuto foi elaborado, sendo adequado às necessidades através dos anos.


3) O Serviço Social promove a Campanha da Solidariedade, e distribui agasalhos, remédios e alimentos à pessoas carentes, faz visitas à (então) Liga Antialcoólica e ao Instituto Adolfo Lutz. Visitas a enfermos são constantes.

Em 1957 iniciaram-se as reuniões de Lunação (Luas Novas/Cheias), de Cura e dos Solstícios/Equinócio, e no ano seguinte, estabelecida a Reunião de Probacionistas e o lançamento da revista Serviço Rosacruz, mensal e com 12 páginas (chegaria a 30!). Esta revista atravessaria décadas e seria um veículo de grande divulgação, sendo distribuída em salas de concertos musicais, hospitais, bibliotecas, restaurantes vegetarianos etc.


O ano de 1959 marca palestras às quartas feiras e domingos (mais detalhes aqui devido a grande procura das pessoas pelos Ensinamentos Rosacruzes. Também neste ano recebe a doação de um terreno na cidade paulista de Campos do Jordão. Veja os links:

Após importar uma quantidade razoável de livros (inglês e espanhol) de Max Heindel e Augusta Foss de Heindel, os mesmos são – no ano de 1961 - distribuídos por consignação, em várias livrarias juntamente com O Conceito Rosacruz do Cosmos. Este fato foi determinante para uma maravilhosa divulgação.


O ano seguinte (1962) marca a organização da primeira biblioteca rosacruz, com consultas abertas à todos, com procura altíssima.

Em 1963 acontece a primeira reforma: piso, teto, telhado, paredes, pintura etc. A abnegação aos Ensinamentos Rosacruzes foi colocada à prova: além da custosa reforma, pagava-se o aluguel, além das despesas normais. Contudo nada foi paralisado, nenhum trabalho esteve em falta.


Observou-se no ano de 1965 o centenário de nascimento de Max Heindel, fundador da Fraternidade Rosacruz, e durante todo este ano foram realizadas palestras sobre sua vida e o legado que nos deixou. Houve também divulgação em jornais, emissoras de rádio e TV. Um ano, deveras, frutífero.

O imóvel de Campos do Jordão é inaugurado em 06 de janeiro de 1967, com a presença de vários irmãos, sendo oficiado o Ritual Rosacruz do Serviço do Templo e tocado, cantado os respectivos hinos rosacruzes. Este imóvel foi dedicado à memória de Max Heindel, daí ser inaugurado nesta data (06 de janeiro), 48º aniversário de seu falecimento.


Nossa Sede Mundial – Oceanside - autoriza a Sede Central do Brasil a publicar em português, todas as obras de Max Heindel no ano de 1969, e neste mesmo ano a sede promove reuniões específicas para estudantes de astrologia que fazem o Curso Preliminar, e, um curso sobre cozinha vegetariana é elaborado e colocado em prática por dedicadas irmãs. Também diversos livros de Max Heindel são enviados para diversas bibliotecas públicas da cidade de São Paulo e do Brasil.

Os três anos seguintes são de intensas atividades de divulgação, e em 1974 foram realizadas palestras na FMU (Faculdades) e envio de cerca de 50 exemplares do livro “O Mistério das Glândulas Endócrinas“ a 50 endocrinologistas. O ano terminou em grande estilo: Na comemoração do Natal Rosacruz em dezembro, a parte artística esteve a cargo do Coral da Volkswagen, com repertório totalmente natalino. Inesquecível!

Várias obras são vertidas para o braille em 1975 e doadas à (então) Fundação do Livro para o Cego. A receptividade foi enorme. Neste mesmo ano o Diário Oficial da União publica nota declarando a Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, como de Utilidade Pública.

No ano de 1976, uma maravilhosa divulgação; os Ensinamentos Rosacruzes sendo expostos em programa de TV, a nível nacional, quinzenalmente, e em 1977 uma tiragem de 4.000 exemplares do Conceito Rosacruz do Cosmos é lançada.


Uma visita importante acontece em 1979; representantes da União Internacional Protetora dos Animais, visita a Fraternidade, haja vista os Ensinamentos Rosacruzes exortarem ao vegetarianismo e o respeito à onda de vida animal.

A década de 80, permanecendo a tônica do serviço abnegado e amoroso de seus membros, marca eventos inesquecíveis:

1)Vários convescotes (Pic Nic) à Campos do Jordão, sendo de caráter extremamente devocionais. Além do passeio pela linda cidade, são oficiados os Rituais Rosacruzes no imóvel da Fraternidade, durante os anos de 1980/81. Sem dúvida fortalecendo a Egrégora.

2) Comemoração, em setembro de 1980 do Jubileu de Prata, 25º aniversário de fundação, com o Templo literalmente lotado. Uma data lembrada por muitos anos.


3) O livro “Cozinha Vegetariana“ é lançado em 1981 com aceitação além das expectativas. Vários exemplares são enviados a restaurantes vegetarianos da cidade de São Paulo, numa ótima difusão dos Ensinamentos Rosacruzes. O retorno é surpreendente: várias pessoas nos visitando.


4)O ano de 1982, marca um dos ápices em termos de divulgação: A participação da Sede Central do Brasil, na VII Bienal Internacional do Livro, realizada no Parque do Ibirapuera. A Fraternidade teve um stand montado, com exposição e venda de seus livros, distribuição de folhetos e prospectos além da revista Serviço Rosacruz. O retorno foi gratificante, pois uma quantidade enorme de pessoas nos visitou, comparecendo às palestras e também inscrevendo-se em nossos cursos.


5)É lançada – em 1983- a Campanha Pró Reforma e Construção de nossa Sede, com o objetivo de ampliá-la, adequá-la e de construir vários andares, já que o prédio dispunha apenas do térreo, e a quantidade de pessoas em busca dos Ensinamentos Rosacruzes tornou-se grande: fruto de intensa divulgação. A colaboração de todos foi fundamental para isso; houve um sacrifício enorme, porém os resultados também. Por estes anos registra-se um participação amorosa e amiga nas comemorações de aniversário e Natal dos grupos e núcleos rosacruzes das cidades de Paulo de Faria, Ribeirão Preto, Rio Claro, Piracicaba, São Luiz (Maranhão) , e Uberaba (Minas Gerais) além dos grupos rosacruzes da Penha e Lapa (bairros de São Paulo) e dos Centros Rosacruzes de São José dos Campos, Santo André, Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Salvador (Bahia) e Rio e Janeiro.

No ano de 1984, em meio à reforma do prédio, o Natal Rosacruz foi realizado em meio a sacos de cimentos, tintas, fios, tijolos, blocos, madeiras, ferros etc. Contudo em momento algum foi deixado de realizar-se DIARIAMENTE, os Rituais Rosacruzes. Mesmo em meio a esta enorme reforma, o trabalho nunca deixou de ser feito: mais uma vez a abnegação de dedicados irmãos estiveram presentes.

Texto:
Jonas Taucci
Fotos: Alexandre Rodrigues, Maria Geralda M.Santos, Osvaldo Madureira
Edição das Imagens: Maria Lázara Franzini
Fonte: Revista Serviço Rosacruz - edição especial de Aniversário - setembro de 1976 e outros números da mesma revista.
NOTA: Você participou dessa história ou conhece algum detalhe que pode enriquecer este histórico ou alguma inverdade, agradecemos se deixar um comentário

0 comments:

Postar um comentário